segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Tapa-Selos - Importante para a conservação dos discos de vinil.

O uso do tapa-selos é indispensável para a perfeita conservação dos discos de vinil. A água, uma vez em contato com o selo, pode enrrugá-lo e este nunca mais voltar à aparência original. Além do mais, o contato do selo com a água o umidifica, o que pode atrair fungos. O tapa-selos aqui demonstrado não impede cem por cento a entrada de água em todos os casos, mas reduz em, no mínimo em 95% sua ocorrência. Com aplicação de dois absorvedores, o impedimento de água pode ser total. Uma pequena quantidade de água que entre em contato com o selo não o irá prejudicar, visto que a mesma não ultrapassará das bordas do selo, se o "kit tapa-selo" estiver corretamente apertado. Lembrando que o material do tapa-selos é de plástico, cabe alertar que o referido aperto deverá ser cuidadoso.
Creio que é um equipamento importante. No mínimo, vale o preço de um disco de vinil que o colecionador dá por prazer. Lembre-se que esse equipamento vai lavar seus vinis para a vida toda. No entanto, entre em contato para saber o valor. Fica o conselho: Cuide bem de sua coleção: Ela é para a vida toda, porque os "Vinis são eternos"!

Observação importante: Colecionadores cuidadosos já me perguntaram porque as borrachas e neoprenes não funcionaram na substituição pelas rodelas de papel-cartão. Simples: Porque borrachas e neoprenes não absorvem água, elas tentam vedar por pressão; enquanto o papel-cartão age por dois princípios físicos: Higroscopia e pressão. A água ao chegar na borda, perde força duplamente, pois além de pressionada a não entrar, é absorvida pelo papel-cartão. E quanto mais higroscópico é o papel-cartão, melhor a absorção. Ou então: Aplicando-se duas rodas de papel-cartão, mais absorção e mais eficiência na pressão. Então, até o presente momento, o papel-cartão desbancou todos os outros materiais mais caros. E com a vantagem de que 01 (Uma) folha de papel-cartão custa exatamente R$1,00 (Um real...). Ou seja, o tapa-selos tem validade indeterminada, não sendo um objeto descartável e o absorvente é baratíssimo. Irá lavar centenas e centenas de discos de vinil.
Algo que ando querendo fazer e que pode também ser feito por todos nós colecionadores, especialmente aqueles que tem muitos vinis a lavar, é mandar fazer uma tiragem de 1.000 unidades de rodelas de papel-cartão em uma gráfica. Aí haveria uma tranquilidade de uso por muito tempo.

Atualmente estou usando absorventes de borracha de E.V.A, que suportam indefinidas lavagens. E o kit tapa-selo é vendido com um par delas. (12/04/2014).

É isso aí! Vamos às lavagens e boas escutas para nós todos!


E-mail: joaquim777@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário